terça-feira, 14 de agosto de 2012

PORTO DE MAPUTO PODEVIR A MANUSEAR 60 MILHÕES DE TONELADAS

"Plano Director do Porto de Maputo: Crescimento supera projecções iniciais


O PORTO de Maputo poderá manusear anualmente até 60 milhões de toneladas de carga por alturas do fecho do seu plano-director de desenvolvimento (2012-2030), segundo projecções dos gestores da infra-estrutura. Na concepção inicial o objectivo era atingir apenas 40 milhões de toneladas, cifra passível de ser superada, mercê do rápido crescimento que o mercado está a conhecer.
Maputo, Terça-Feira, 14 de Agosto de 2012:: Notícias . Segundo dados divulgados recentemente no directório do porto para 2012-2013, as razões do optimismo assentam também no rápido desenvolvimento das indústrias de minérios, tendência que se prevê continue pelo menos durante os próximos tempos, facto que poderá ter impacto no crescimento do tráfego no porto.Apesar de se projectarem investimentos estimados em 400 milhões de dólares norte-americanos nos primeiros cinco anos de implementação do plano, nomeadamente dando corpo a algumas iniciativas já em curso, assume-se que o mercado vai determinar os passos no futuro, para o que decorrem contactos com clientes em vários quadrantes, ao mesmo tempo que se estudam as economias locais. O documento destaca que tudo se está a mover em direcção a um ainda maior aumento do escoamento através do Porto de Maputo, uma vez que Moçambique está a crescer a um ritmo acelerado, tal como a África do Sul e o Zimbabwe, este último a retomar a marcha depois de uma fase em que a sua economia esteve menos boa.Com efeito, e no âmbito do plano-director, pelo menos três projectos de investimento na expansão de infra-estruturas básicas deverão ser concluídos até finais deste ano. Orçados em cerca de quatro milhões de dólares norte-americanos, os referidos projectos incluem a ampliação do portão principal de acesso ao porto, através do qual entram pelo menos seiscentos camiões por dia com destino aos vários terminais transportado carga em trânsito de e para os países vizinhos.Com um investimento estimado em um milhão de dólares norte-americanos, esta componente deverá ser concluída até Setembro próximo.Outro investimento igualmente em curso é orçado em dois milhões de dólares norte-americanos, sendo este orientado para a realização de um estudo sobre a reabilitação dos cais de acostagem de navios nos vários terminais portuários. Este estudo, de acordo com a fonte, deverá ser concluído até Dezembro do ano em curso.
Ainda em Setembro está prevista a conclusão dos trabalhos de reabilitação de armazéns, numa iniciativa que envolve investimentos na ordem de um milhão de dólares. A ideia, de acordo com a fonte, é adequar a infra-estrutura portuária aos desafios ditados pelo incremento de negócios e crescente necessidade de acesso aos mercados internacionais por parte dos países da região.
Actualmente são escoados através do Porto de Maputo ferro-crómio, crómio e carvão, do Zimbabwe; carvão do Botswana, magnetite, carvão, ferro-crómio e crómio, da África do Sul, e minério de ferro e açúcar do Reino da Suazilândia. O porto manuseia igualmente contentores da África do Sul e do Zimbabwe." Fonte Jornal NOTICIAS.

Sem comentários:

Enviar um comentário